Os Causos do “Taíde”: Zé Cardoso e a defunta



Nos idos da vida muitas coisas deixaram nas pessoas doces e amargas recordações. Uma das doces eram os velórios e os cortejos fúnebres com os quais eram verdadeiras algazarras. Nos velórios, havia o corriqueiro fogo com banquinhos, tamboretes e cepos para os os bate papos, causos e piadas para enfrentar as duras noites, nas quais, a meia noite era servida uma farofa bem reforçada e irrigada a cachaça, vinho e licor de figo com gengibre. Por esta razão, quando falecia alguém, diziam: “fulano deu a farofa”!

O enterro, este era maior ainda a algazarra, juntava o pessoal, pegavam o caixão e começavam a gritar: “Mas pruquê qui num vai... vai, vai! Quando andavam uns três quilômetros sentiam que o defunto estava pesado, colocavam-no ao chão pegavam uma vara e davam uma surra no morto para que ficasse mais leve.

Certa ocasião faleceu uma senhora no Logradouro e a rapaziada da Várzea que era uma capetada foi ajudar buscar a defunta para o cemitério. Zé Cardoso sabendo do cortejo, logo se ofereceu e subiu com Joaquim Chaves, Cleres de Loiola, Araújo, Álvaro Janjão, Taíde, Sebastião da Benidita.

O Zé Cardoso havia comido muito bucho de boi com repolho, doce de batata e havia chupado muita laranja campista e lá no velório tinha bolo de fubá feito com soro, que ele comeu uns 10.

Aquilo foi fermentando. Chegando perto da Rita Quenta-fogo, Bebé Vitor então perguntou: “Má pergunta, quem vai ai? Prigunta muito boa é fulana de tal!... deixem eu carregar um pouquinho, pois ela era minha amiga!” Quando fizeram aquela paradinha para a troca de carregadores o Zé Cardoso que estava com a barriga lotada de vento descarregou tudo no nariz do Bebé que sentiu aquela catinga violenta e gritou: “Essa mulher morreu a muitos dias gente? Oceis pinta! Lá no coigo quando morre, nos interra logo, num deixa fedê não!” Foi uma gargalhada só, parece que até a defunta lá dentro do caixão deu risada. Coisa de Coluna.

Os causos de “Taíde” / O Caminho, ano I-Edição 07-Pág.:03-Coluna/MG - Agosto 2009


Exibir mapa ampliado

Veja mais